Indígenas debatem com FUNAI e FURG o acesso e permanência de estudantes na Universidade

Por Alessandro Lopes

Aconteceu nesta quarta-feira 19 de setembro, no prédio da Coordenação Regional da FUNAI, na cidade de Passo Fundo-RS, reunião entre indígenas FUNAI e FURG. A ocasião contou com a participação de lideranças, acadêmicos, estudantes, professores e pós-graduandos indígenas, além de membros da FUNAI e da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Com a proposta de estabelecer o diálogo e a reflexão sobre o ingresso e a permanência dos estudantes indígenas no quadro discente da FURG. Pela manhã aconteceu uma exposição dos membros da Universidade sobre o Programa de Ação Inclusiva – PROAI, após isto, à tarde os indígenas em reunião decidiram sobre quais cursos seriam distribuídas as vagas específicas e quais mudanças deveriam ser feitas no programa.

O ingresso de indígenas na FURG ocorre desde o Processo Seletivo 2010 Específico para indígenas onde foram criadas cinco vagas para estes estudantes em cursos escolhidos pelas comunidades. Atualmente oito acadêmicos indígenas ingressantes pelo processo seletivo específico estudam nesta Instituição de Ensino Superior, distribuídos nos cursos de medicina, enfermagem, psicologia e direito.

Uma das novidades para a próxima seleção é a expansão no número de vagas, em agosto foi aprovado o aumento de cinco para dez vagas e a abertura de novas vagas para estudantes quilombolas. Existe também a possibilidade da constituição de um PET – Comunidades Indígenas e Quilombolas. Além disso, foi anunciada a abertura de uma vaga para indígena no curso de Pós-Graduação em História.

A prova de seleção que inicialmente foi aplicada na cidade de Rio Grande passou a ser realizada nas cidades de Porto Alegre e Passo Fundo. Foi sugerido pelos indígenas que a prova seja realizada também na cidade de Rio Grande, Segundo uma acadêmica do curso de enfermagem : “É importante pra quem vai tentar uma das vagas conhecer a cidade onde vai morar.”

Nesta reunião, os cursos escolhidos pelas lideranças foram: medicina, enfermagem, direito, educação física, psicologia, história – licenciatura, pedagogia, geografia – licenciatura, engenharia civil, biologia – licenciatura, administração e engenharia civil como suplementares. A confirmação ainda será feita pela Universidade após reunião com os Coordenadores dos Cursos.

Veja em nossa página do Facebook a galeria de fotos desse encontro.

This entry was posted in Educação superior de indígenas. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *