Etnodesenvolvimento e Políticas Públicas: Bases para uma nova política indigenistaOrganizadores: Antonio Carlos de Souza Lima e Maria Barroso-Hoffmann

Como comprar: Livraria Contra-capa / Livraria Cultura

Os projetos de Estado para os povos indígenas se estendem pelos séculos de colonização portuguesa e brasileira nessa porção de terra que hoje denominamos Brasil. Neste processo os recursos, o trabalho e o legado dos povos indígenas têm sido objeto de propostas e especulação por parte dos invasores da terra, convertidos em ocupantes e, muitas vezes, até mesmo em “amigos dos índios”. Contudo esses planejamentos oficiais jamais levaram em conta os projetos de futuro formulados pelos povos indígenas. Os ensaios sobre a idéia de “etnodesenvolvimento” aqui reunidos, ao contrário, apostam que somente com a participação dos índios se pode rumar em direção à transformação das bases dessa política. É sempre bom, porém, lembrar que tal caminho, transformado em políticas públicas, pode, caso seus principais interessados não sejam seus agentes privilegiados, recair no desvario das bem-intencionadas ações de exploração e domínio.

Faça aqui o download (em PDF) de todos os textos que compõem esse livro:

1) Questões para uma política indigenista: etnodesenvolvimento e políticas públicas. Uma apresentação
Antonio Carlos de Souza Lima | Maria Barroso-Hoffmann

2) Etnodesenvolvimento, mercado e mecanismos de fomento: possibilidades de desenvolvimento sustentado para as sociedades indígenas no Brasil
Gilberto Azanha

3) Etnoecologia e direitos dos povos: elementos de uma nova ação indigenista
Paul E. Little

4) Temas, problemas e perspectivas em etnodesenvolvimento: uma leitura a partir dos projetos apoiados pela oxfam (1972-1992)
Renato Athias

5) Etnodesenvolvimento e mecanismos de fomento do desenvolvimento dos povos indígenas: a contribuição do subprograma Projetos Demonstrativos (PDA)
Ricardo Verdum

6) A construção do novo com os Índios Xikrin
Isabelle Vidal Giannini

7) Projeto Waimiri-Atroari – Eletronorte
José Porfírio Carvalho

8 ) Territórios indígenas no Brasil: aspectos jurídicos e socioculturais
Rinaldo Arruda

Veja aqui o sumário dessa obra.