LACED é um laboratório interdisciplinar de pesquisas e intervenção que reúne pesquisadores trabalhando em contextos urbanos e rurais, junto a grupos sociais e dispositivos de Estado variados – desde povos indígenas e populações ribeirinhas, grupos étnicos de origem imigrante e quilombolas, até as políticas públicas e reflexões intelectuais a eles referidas – enfatizando o papel político-cultural das construções de identidade e as relações sociais que as sustentam.

Localizado no Setor de Etnologia e Etnografia do Departamento de Antropologia do Museu Nacional/UFRJ, o LACED tem sua área de ação circunscrita ao território nacional e também – dada a natureza das suas atividades – aos países do estrangeiro, para efeito de admissão dos membros e realização de suas atividades e projetos. Além disso, o Laced tem trabalhado em colaboração com diversas instituições como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Programa Demonstrativo dos Povos Indígenas (PDPI), o Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM) e o Memorial Iyá Davina .

Objetivos

Desenvolver pesquisas e projetos de intervenção social, em solo nacional ou estrangeiro, com base nas diversas ciências sociais e históricas, e nas suas interfaces com as ciências tecnológicas e da natureza, com ênfase na contribuição da Antropologia Social para a produção de conhecimento, aplicado ou não, nos temas relativos aos fenômenos étnicos, culturais e ao desenvolvimento, em suas dimensões social, econômica e política. Além disto, prevê ainda a formação e treinamento de profissionais nas áreas de sua atuação, através de cursos de escopo e duração variados, encarregando-se também da produção de material acadêmico, didático e de divulgação, relativos às análises de fenômenos sociais em que estiver envolvido. Pretende também desenvolver atividades de tratamento, disponibilização e divulgação de acervos documentais em distintos suportes e meios.

Formas de produção de pesquisas

— Trabalhos de curadoria de coleções científicas e acervos documentais de distintas naturezas ;

— Exposições;

— Livros, coletâneas e artigos;

— Publicações e produção audiovisual de trabalhos de divulgação científica, através de meios eletrônicos.

>> Conheça o Regulamento do LACED