Subsídios para a formação de professores indígenas na área de linguagem

Marcus Maia
Dirige-se de modo mais decisivo à formação universitária e ao exercício profissional dos mais de 9.000 professores indígenas em atuação nas escolas do país. Servir à luta contra o preconceito, que tem presidido o tratamento dos alu- nos indígenas nas escolas não-indígenas no país, e servir a uma outra prática no contexto das escolas indígenas, a começar pela revisão de conceitos errôneos que se reproduzem como “verdade científica”, são algumas de suas muitas metas. Mas espera-se que além de conhecimen- tos sobre o funcionamento da linguagem e acerca da especificidade das línguas indígenas, o livro suscite também reflexões, sobretudo acerca do aprendizado do português em contextos de bilinguismo, quer nos aspectos didáticos propriamente ditos, quer nas suas dimensões mais estritamente políticas. O livro faz-se ainda acompanhar de sugestões de exercícios e de leituras adicionais, no espírito próprio a essa série: o de abrir novos caminhos, e não de lhes dar o seu ponto final.
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