O Projeto Trilhas de Conhecimentos e o ensino superior de indígenas no Brasil

Uma experiência de fomento e investigação para ações afirmativas

Antonio Carlos de Souza Lima
Maria Macedo Barroso
(orgs.)

No intuito de documentar uma conjuntura e subsidiar análises futuras, a presente coletânea traz a público um conjunto de textos que apresenta uma visão geral das atividades do projeto Trilhas de Conhecimentos: o Ensino Superior de Indígenas no Brasil, desenvolvido de 2004 a 2009 e com desdobramentos em outros projetos vigentes até 2013, no âmbito do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (Laced) do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, com recursos da Fundação Ford. Seus objetivos principais eram:

  1. fomentar iniciativas de ação afirmativa de caráter demonstrativo e modelar desenvolvidas por universidades destinadas a dar suporte ao etnodesenvolvimento dos povos indígenas no Brasil através da formação de indígenas em nível universitário;
  2. promover a capacitação de profissionais universitários que se propusessem a intervir em suas instituições para transformá-las no sentido da democratização do acesso e da permanência, em seus cursos, de indivíduos pertencentes a povos indígenas;
  3. acompanhar e influenciar as políticas públicas de ensino superior no plano federal e estadual, principalmente, de modo que as experiências universitárias desenvolvidas nos quadros do projeto adquirissem sustentabilidade e replicabilidade.

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