Adolescentes e práticas institucionais na Baixada Fluminense: arenas de disputa pelo direito de significar

Pesquisadores

Adriana Vianna
Ana Lucia Enne
Antonio Carlos de Souza Lima
Marialva Barbosa

O projeto envolve, em sua coordenação e execução, uma equipe interinstitucional e transdisciplinar, composta por professores e alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ) e da Universidade Federal Fluminense (LAMI/PPGCOM/UFF), promovendo intercâmbios entre instituições, áreas disciplinares e níveis acadêmicos, envolvendo professores e alunos tanto da graduação quanto da pós-graduação.

Tem-se por objetivo principal a proposta de uma pesquisa interdisciplinar, conjugando especialmente pesquisadores da Antropologia e da Comunicação, através de dois reconhecidos programas de pós-graduação do Estado do Rio de Janeiro, sobre a temática do adolescente infrator confinado em instituições disciplinares. A partir de uma investigação metodológica através da pesquisa de campo, ampliada pela reflexão teórica e conceitual, pretendemos mapear as demandas desses adolescentes quanto à justiça e ao que estamos aqui chamando de direitos de significar, de se expressarem enquanto sujeitos e cidadãos através dos diversos atos comunicacionais que são por eles ativados em sua busca por respeito e reconhecimento social. Em uma perspectiva dialógica, a idéia é perceber as estratégias e táticas de interação entre as instituições disciplinares e os sujeitos a elas submetidos. Portanto, trata-se de um projeto conjunto entre o Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED/MN/UFRJ) e do Laboratório de Mídia e Identidade (LAMI/PPGCO/UFF).

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Financiamento

FAPERJ

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