Responsável: Kleber Gesteira Matos
Objetivo: analisar ações do MEC e FUNAI na formulação de projetos e programas para o ensino superior de indígenas, verificando de que modo as universidades responderam, acataram ou reagiram às ações de MEC e FUNAI. Serão analisados alguns dos cursos pioneiros na formação de professores indígenas nas licenciaturas da UNEMAT, UFMG, UEA, UFG, UFRR e UFPE. Além disso, serão investigadas as conexões entre graduação, pós-graduação e inserção profissional de indígenas no Brasil.
Responsável: Nina de Paiva Almeida
Objetivo: analisar as condições de permanência de estudantes indígenas em cursos de graduação e também sobre a situação dos pós-graduandos e suas trajetórias dentro das instituições de ensino superior.
Responsável: Marcos Paulino
Objetivo: analisar o tema da “formação superior para retorno ao povo”, uma justificativa recorrente para a adoção de ações afirmativas para indígenas em diversas
universidades públicas brasileiras. O trabalho prioriza o levantamento sobre o caso do Paraná após 10 anos da implementação da lei voltada para o acesso de indígenas
à universidade, sob novas condições: hoje há índios recém-formados (trabalhando ou não na área) e muitos que ainda não concluíram.
Responsável: Mariana Paladino
Objetivo: Análise da produção acadêmica de alunos indígenas. A pesquisa parte de um levantamento das instituições que contam com maior quantidade de estudantes
indígenas formados nos vários cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pelas universidades públicas e privadas do país, e coleta a produção escrita desses alunos.
A pesquisa já apurou que há aproximadamente 50 alunos que cursaram ou estão cursando a pós-graduação com bolsas de estudos e que há muitas monografias de
estudantes indígenas já aprovadas, principalmente em Roraima e Mato Grosso do Sul.
Responsável: Kelly Russo
Objetivo: análise das ações desenvolvidas pelo Observatório da Educação Escolar Indígena. Em 2009 o Observatório lançou um edital com recursos para 17 universidades e/ou núcleos de pesquisa de institutos de ensino superior para pesquisas em educação, com foco na educação básica intercultural indígena. A prioridade é para a formação de professores e gestores educacionais para os territórios etnoeducacionais. O Observatório é uma edição especial do programa Observatório da Educação, resultado da parceria entre a Capes, o Inep e a Secadi.