Cooperação Internacional, Povos indígenas e Educação Superior

Pesquisadores

Antonio Carlos de Souza Lima (Coordenador)
Francisco das Chagas de Souza.
João Paulo Macedo e Castro
Maria Barroso-Hoffmann
Maria Gabriela Lugones
Mariana Paladino
Nina Paiva Almeida

O objetivo do é construir a genealogia da idéia de equidade educacional nas políticas compensatórias destinadas aos povos indígenas, no contexto brasileiro e em perspectiva latino-americana, notadamente aquelas que vêem o ensino superior como forma de empoderamento . Em suma, tratar-se-á de perceber como se articulam nos discursos e práticas de certos agentes e agências, em cenários de escalas nacionais e transnacionais as idéias de inclusão social , respeito à diversidade , modernização, e respeito a tradições cultural e historicamente diferenciadas, e a aquisição de autonomia de gestão por parte dos povos indígenas. Ou se quisermos recorrer a uma idéia-chave nesse repertório de temas e maneiras de formulá-los enquanto problemas que vêm se disseminando por diversas organizações indígenas em países distintos, é possível indagar como se compõe interculturalidade e desenvolvimento. Foco fundamental será conferido à relação entre agências e agentes da chamada cooperação internacional para o desenvolvimento e redes sociais em contextos nacionais específicos.

Financiamento

FAPERJ – Programa Cientista do Nosso Estado 2007-2009

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