Programa de Especialização em Patrimônio (PEP/IPHAN)

O Programa de Especialização em Patrimônio (PEP/IPHAN) foi criado em 2004 pela Coordenação-Geral de Pesquisa, Documentação e Referência (Copedoc/IPHAN), inicialmente com o apoio técnico da Unesco para a sua implantação e, a partir de 2007, passando a contar com a parceria do Laced/MN/UFRJ. O objetivo do Programa é o de formar profissionais capacitados para atuar na identificação e preservação do patrimônio cultural a partir da associação entre a prática no cotidiano no IPHAN e o desenvolvimento de uma reflexão teórica sobre essa prática.

Com caráter multidisciplinar e difuso geograficamente, o Programa seleciona anualmente 30 profissionais recém-formados de diferentes áreas do conhecimento que são lotados nas Unidades do IPHAN espalhadas pelo país, segundo edital do concurso de seleção lançado uma vez por ano. Os profissionais selecionados recebem bolsa de um ano, renovável por igual período e contam com a supervisão de um técnico da Instituição na Unidade na qual está lotado, bem como da Coordenação do PEP sob responsabilidade da Copedoc.

Ao longo do primeiro ano, o bolsista acompanha os trabalhos da sua Unidade, realiza leituras e discussões propostas pelos supervisores e coordenação e participa das oficinas nacionais organizadas pelo Programa que promovem o encontro de todos os bolsistas, supervisores, coordenação e convidados para discussão de temas ligados à preservação do patrimônio, bem como dos trabalhos realizados pelos bolsistas. Ao final do primeiro ano, o bolsista deve apresentar um projeto de trabalho final e, obtendo a renovação da bolsa, ele conclui o segundo ano com uma monografia desenvolvida a partir de reflexões sobre sua atuação na Instituição. O PEP conta ainda com a série Patrimônio: Práticas e Reflexões, destinada à publicação de trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa, além dos Cadernos de Estudos do PEP que visam difundir literatura de apoio aos trabalhos dos bolsistas e supervisores.

Para maiores informações consulte o manual do PEP/Iphan

Publicações

Série Patrimônio: Práticas e Reflexões

INSTITUTO do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (org.). Patrimônio: Práticas e Reflexões 1. Rio de Janeiro: IPHAN, 2007.

Contendo os seguintes trabalhos:

  • “Migração italiana do Espírito Santo: ocupação territorial e herança cultural” – Adriana Lucena;
  • “Proposta de delimitação da área de entorno e perspectivas de revisão do tombamento do Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico do Antigo Bairro do Recife, Recife-PE” – Aline de Figueirôa Silva;
  • “Contribuição para a delimitação da área de tombamento federal na cidade de São Cristóvão/SE” – Andréa Costa Romão Silva;
  • “Negociando Imaterialidades: a trajetória dos ‘bunbás’ de Manaus e suas estratégias de sobrevivência” – Andrey Faro de Lima;
  • “Educação Patrimonial: uma ação institucional e educacional” – Camila Henrique Santos;
  • “Registro de ações e diagnóstico de patologias em bens imóveis tombados” – Dafne Marques de Mendonça;
  • “Diversidade cultural e identidade nacional: aspectos da política federal de registro de bens culturais de natureza imaterial” – Fabíola Nogueira da Gama Cardoso;
  • “Das sanções administrativas em matéria de patrimônio histórico e artístico nacional” – Guilherme Cruz de Mendonça;
  • “Proposta de tombamento da Igreja Nossa Senhora de Lourdes – considerações sobre o patrimônio” – Ivana Medeiros Pacheco Cavalcante;
  • “Carl Von Koseritz: um olhar sobre os museus brasileiros no XIX” – Maria de Simone Ferreira;
  • “Gestão do conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade de São Luís/MA – Estudo para redelimitação da poligonal de tombamento federal” – Raphael Gama Pestana;
  • “A produção cultural do imigrante italiano: Arquitetura do Palácio Garibaldi” – Renata Brylyskyi Ferreira;
  • “Ouro em Minas, Missões no Rio Grande do Sul: um estudo sobre museus na preservação e adaptação de bens tombados” – Sonia Alice Monteiro Caldas.

Série Cadernos de Estudos do PEP:

  • INSTITUTO do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (org.). Cronologia e Bibliografia das práticas de preservação. Rio de Janeiro, 2005, Cadernos de Estudo do PEP.
  • INSTITUTO do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (org.). Contribuição dos palestrantes da 1ª. Oficina do PEP 2005 – Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2005, Cadernos de Estudos do PEP.
  • INSTITUTO do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (org.). Contribuição dos palestrantes da 1ª. Oficina do PEP 2006 – Vassouras. Rio de Janeiro, 2006, Cadernos de Estudos do PEP.
  • INSTITUTO do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (org.). Contribuição dos palestrantes da 1ª. Oficina do PEP 2007- Vassouras. Rio de Janeiro, 2007, Cadernos de Estudos do PEP.
  • RIBEIRO, Rafael Winter Ribeiro. Paisagem Cultural e Patrimônio. Rio de Janeiro, 2006, Cadernos de Estudos do PEP.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *