Trilhas de Conhecimentos: O Ensino Superior de Indígenas no Brasil

O projeto Trilhas de Conhecimentos teve o seu início em fevereiro de 2004 financiado por uma doação da Fundação Ford através da Pathways to Higher Education Initiative.

O objetivo inicial era fomentar iniciativas de ação afirmativa desenvolvidas por universidades destinadas a dar suporte ao etnodesenvolvimento dos povos indígenas no Brasil através da formação de indígenas no ensino superior.

Hoje o projeto se encontra em uma segunda etapa de desenvolvimento que possui as seguintes metas:

  • Contribuir para a melhora da promoção de políticas institucionais de acesso, permanência e sucesso de indígenas em cursos de universidades públicas e privadas.
  • Capacitar organizações indígenas para pesquisar, monitorar e avaliarem a implantação das políticas governamentais e institucionais para o ensino superior de indígenas.
  • Criar um programa de pesquisas para conhecer: a presença indígena nas universidades brasileiras; e a implementação de políticas de ação afirmativa no Brasil e na América Latina.
  • Monitorar e assessorar o trabalho de núcleos universitários instalados com subdoações da primeira etapa do Trilhas de Conhecimentos para a criação de um seminário e a publicação de um livro.
  • Produzir conhecimento sobre a criação de políticas governamentais e institucionais voltadas para o acesso e permanência de indígenas em universidades públicas e privadas.

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